quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vw Vortex Personaliza Beetle 21st




























































Web 2.0: Volkswagen convoca fórum para personalizar o novo Beetle 2012

A Volkswagen tradicionalmente tem atenção especial aos seus fãs, algo que pode ser visto nas edições especiais criadas para o encontro de Wörthersee. Mas dessa vez a fabricante resolveu se aproximar ainda mais e decidiu entregar um carro para que os participantes de um fórum da marca o modificassem, sem interferência da fábrica.

Os escolhidos não poderiam ser outros senão a turma do VW Vortex, a maior comunidade online de fãs da Volkswagen, com mais de 600.000 membros registrados. Em uma ação tão inusitada quanto inédita (e que, em nossa humilde opinião, deveria servir de exemplo para outras marcas que tratam a web com desdém), a Volkswagen entrou em contato com eles e pediu para que estes volksmaníacos personalizassem um exemplar do novo Beetle 2012.

Parece a realização de um sonho: receber da própria fábrica um carro recém-lançado para ter a primazia de modificá-lo à vontade e antes de qualquer preparadora. Infelizmente, sendo um carro de pré-produção, ele não tem licença para andar nas ruas e por isso a mecânica teve de ser deixada em segundo plano. Outra exigência foi o prazo de apenas duas semanas e meia, a tempo de ser exibido na convenção dos concessionários autorizados da VW. Pouco mais de quinze dias para decidir o visual, conseguir as peças, montá-las, comprar as rodas e acessórios para um carro recém-lançado e garantir que o “Estágio I” estivesse pronto para a exibição

O primeiro passo foi abrir uma discussão no fórum para decidir como seria o visual do Beetle “Vortex”. Os membros enviaram várias projeções feitas no Photoshop, e a galera percebeu que o Porsche GT3 Rs era uma referência recorrente (e com DNA compartilhado) que combinava muito bem com as linhas do novo Volks.

A primeira dificuldade foi conseguir as rodas no tamanho original do jogo do Beetle Turbo (19 polegadas). Com as rodas originais a 1500 dólares cada, a opção foi correr atrás de um jogo de réplicas de 19 polegadas, mas nem os 60.000 usuários diários foram suficientes para encontrar um jogo desses. Com o prazo apertado, decidiram ficar com a melhor solução encontrada: um jogo de rodas VMR 710 de 20 polegadas. Elas receberam uma pintura laranja, foram calçadas em pneus Continental 245/35, e fizeram os discos de freio originais parecerem minúsculos. A solução foi encomendar um kit Brembo com discos perfurados de 14 polegadas e pinças de quatro pistões.

O próximo passo foi a suspensão e tubos de escape. Como a plataforma do Beetle é exatamente a mesma do Golf 6, foi fácil encontrar um jogo de coilovers no “aftermarket”, e a instalação correu sem a necessidade de adaptações. Os caras do Vortex já haviam feito um projeto sobre um Golf GTI, e foi de lá que tiraram o escape Forge de inox que seria instalado no Beetle com uma simples adaptação para que a ponteira chegasse à extremidade do carro, que tem o balanço traseiro levemente maior que o do Golf.

Por último, e muito mais importante em um carro de exibição, a parte estética da carroceria. Todos os cromados foram escurecidos com adesivo de vinil da 3M com textura de titânio polido – inclusive o emblema da VW. As laterais receberam a inscrição Beetle RS em adesivo laranja, seguindo os grafismos dos Porsches RS. Havia uma opção de adesivar o capô, mas a equipe acabou desistindo da ideia.

Por ora, o Estágio I está concluído. O próximo passo incluirá a adaptação de uma asa traseira do GT3 997. Depois é preciso esperar a versão homologada para dar um upgrade no turbo e instalar o diferencial com transferência de torque para controlar a nova potência do Beetle. Vai ser duro esperar.



Créditos: Jalopnik






Minha opnião:




Receber da própria fábrica, a tarefa de personalizar um Beetle 21st seria algo parecido como o Corinthians ganhar uma libertadores (que me perdoem os corinthianos, é apenas uma brincadeira!) seria realmente um sonho!!! poder ajudar dar ideias de personalização, é isso que o Brasileiro esta precisando esta precisando de laços entre fabricante e consumidor, o consumidor quer ter essa oportunidade de interagir com novos lançamentos pode ver o carro de perto, talves tocar... no maior bom sentido da coisa, senti uma tremenda inveja do pessoal da VW Vortex, e claro parabéns pela personalização do "estagio1" do Beetle 21st.




Flavio NBC


Nenhum comentário:

Postar um comentário