quinta-feira, 12 de julho de 2012

Tutorial: Filtro do Ar Condicionado

Olá amigos, demorou mas consegui postar o tutorial para substituição / instalação do filtro do ar condicionado do New Beetle, esse tutorial pode ser aplicado em Beetles de 1998 até 2011 pois as peças do painel e o filtro são iguais. Vou descrever o passo a passo abaixo de cada sequência de fotos assim fica mais fácil para você entender.

*Recomendo a leitura de toda a postagem antes de começar.


1- Para começar tenha em mãos algumas ferramentas, eu precisei de chave de fenda, alicate uma chave tork um chave de boca de 10mm (não mostrada na imagem acima).







2- Para começar temos que remover a capa central do painel, fique atendo ao remover essa peça pois ela é de plástico e a chave de fenda pode marca-la não force! vá empurrando ela em direção ao parabrisa com a chave de fenda e a ajuda das mãos até ela se soltar por completo.








3- Depois de remover a tampa central você deve remover os três parafusos com a chave tork e suas respectivas arruelas de pressão, procure um lugar seguro para guardar todos os parafusos e peças que você remover








4- O próximo passo é remover a tampa lateral direita do painel, o processo é bem simples, mas com certeza a tampa vai estar bem presa portanto você terá um pouco de dificuldade para solta-la, basta ir puxando  com cuidado para que as travas se soltem, e ela saia facilmente veja no detalhe da foto "circulada em vermelho" como é a presilha, por isso fica um pouco difícil soltar essa tampa olhe bem a posição dessa peça pois quando você for montar o painel novamente vai ter que encaixar essa tampa exatamente no mesmo lugar e fazer um pouco de pressão para essas presilhas encaixarem.









5- No próximo passo você deve remover a tampa de vedação o procedimento é bem simples também, basta remover todos os parafusos (olhe bem ao redor da peça para ver se você removeu todos os parafusos) depois é só puxar a peça para fora, fique atento que ela tem um vão para peça sair que é justamente o mesmo vão que tem na beirada do painel, veja a penúltima foto acima.








6- Depois de remover a tampa de vedação você deve remover uma peça preta que fica em frente, é uma peça de proteção você pode utilizar a chave de boca 10mm ou uma chave estrela eu preferi a estrela veja que também existe um parafuso tork que deve ser removido, depois de solto puxe a peça devagar a visão que você vai ter é igual essa da última foto



  



7- Muita gente acredita que essa "telinha" que aparece nas fotos acima é o filtro do ar condicionado, sinto informar, essa é apenas uma telinha para que nenhum inseto ou folhas tenha acesso ao interior do seu veículo, essa telinha deve ser removida.










   


 




8- Provavelmente se o seu New Beetle for do ano de 2006 a 2011 não terá a caixa onde vai o filtro de ar, então será necessário comprá-la, você pode encontrar a venda na Volkswagen mais próxima, ou pode verificar a disponibilidade dessa peça junto ao New Beetle Clube entrando em contato por e-mail no final dessa postagem. Com a caixa do filtro do ar condicionado em mãos, o primeiro passo é encaixa-lo no lugar onde ficava a telinha, utilize depois as mesmas porcas de plástico que fixavam a telinha para prender a caixa, depois de colocar a  caixa do filtro do ar condicionado, você deve colocar o filtro do ar condicionado ele tem três encaixes é só colocar cada encaixe em seu devido lugar. Depois de colocar o filtro não esqueça de encaixar a peça preta de plástico que foi removida no Passo 6








9- O processo agora é o inverso, basta colocar a tampa de vedação do Passo 5, depois colocar a tampa do Passo 4, colocar a tampa do Passo 3 e por último colocar a tampa do Passo 2 o serviço esta completo.


Dicas Importantes: Todo o processo deve ser feito, com o máximo de atenção, não puxe ou force as peças de plástico elas são frágeis não é necessário apertar demais os parafusos, faça a substituição ou montagem em local claro e com as devidas peças e ferramentas em mãos. 


ATENÇÃO: Todo o processo de mecânica, manutenção descrito nesse Blog deve ser realizado por um profissional capacitado, o New Beetle Clube se isenta de qualquer problema, dano ou prejuízo que possa vir a acontecer, faça por sua conta e risco.





19 comentários:

  1. Agora é só achar a caixa do ar pra eu meter a mão. Já tinha aberto e pensei que aquela grade fosse algo importante e imaginei que não houvesse filtro de ar pra ele.

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe onde compro esta caixa do filtro?

    ResponderExcluir
  3. Também gostaria de saber onde comprar esta caixa para o filtro, pois não encontrei nas concessionarias. Alguém tem alguma sugestão? Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei o filtro do Santana que encaixa perfeitamente na telinha pois tbm não achei a caixa para comprar

    ResponderExcluir
  5. ola,gostaria de comprar caixa filtro cabine ar condicionado bdo beetle

    ResponderExcluir
  6. Que caixa é essa? É o envoltório plastico que encobre o filtro pelas bordas? Esse que aparece na foto encobrindo o filtro? Não dá para reutilizar o antigo?

    ResponderExcluir
  7. Não achei essa caixa em lugar nenhum, o meu é o 2008 é só tem a telinha. Alguém fez algo ou encontrou? Complicado viu..

    ResponderExcluir
  8. Coloquei o filtro de ar do gol G5 encaixa perfeito Na tela
    N precisa de caixa de outro carro basta o filtro pequeno
    Levei a te linha e conseguir sem nem uma adaptação encaixar o filtro do gol G5

    ResponderExcluir
  9. gostaria de indicação onde comprar a caixa para colocar o filtro do ar condicionado no New beetle 2007

    ResponderExcluir
  10. Alguém achou esta caixa para comprar? Não encontro. :(

    ResponderExcluir
  11. Pesquisei hoje na concessionária, sai por 400 paus...

    ResponderExcluir
  12. Realmente um trabalho delicado, vou procura na CCS e se não achar, partir da aptaçao! Valeu...

    ResponderExcluir
  13. boa tarde estou com um new beetle aqui mas nao tem esta caixa e nem o filtro apenas as duas tampas.

    ResponderExcluir
  14. sensacional, pensei que meu carro havia sofrido algum acidente e tinham tirado o acessório e não colocado de volta.nem as concessionarias sabem informar sobre tais peças. parabéns.

    ResponderExcluir