A chegada da nova geração do Beetle foi celebrada simultaneamente em três continentes, por fãs do modelo-ícone da Volkswagen. Ontem, enquanto em Nova York e Berlim o novo modelo compartilhava o palco como grupo "The Black Eyed Peas" e a dupla de DJs belga "2manydjs", na China era o centro das atenções no Salão de Xangai, também num concerto promovido pela rede de televisão MTV. Beetle nos Estados Unidos, Fusca no Brasil, Käffer na Alemanha, Maggiolino na Itália e Jia Ke Chong na China.
Nenhum outro carro na história recebeu tantos apelidos carinhosos como este, que originou a marca e o grupo automotivo que hoje é um dos maiores do mundo. Nenhum outro carro, também, nasceu com um design tão original e marcante, capaz de, à primeira vista, diferenciá-lo de qualquer modelo existente no mundo.
Comparado ao modelo anterior, o novo Beetle chama a atenção pelas proporções dinâmicas combinadas às suas típicas características de estilo. "No passado, o Beetle tornou acessível a todos a tecnologia do automóvel e o prazer de dirigir, disseminando uma nova alegria de viver. Agora, em 2011, estamos transferindo esta idéia para o novo Beetle, que hoje apresentamos. Este carro vai tocar corações e mentes dos motoristas, com motores limpos, estilo esportivo e modernas tecnologias de comunicação " declarou o Dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho e Chefe de Desenvolvimento da Marca Volkswagen na conferência da imprensa realizada em Xangai.
Design: um novo original
Criar um novo carro sem prejuízo da personalidade do Beetle foi um desafio para a equipe chefiada pelos designers Walter de Silva e Klaus Bischoff, responsáveis pelo design do Grupo e da Marca Volkswagen. Para ambos, ter como base um design tão reconhecido e independente exigiu uma compreensão tanto do espírito do produto como da marca. O objetivo foi claro: criar um novo original.
A equipe começou o projeto visando criar um carro que remetesse mais ao Beetle original que ao New Beetle de 1998. Proporções dinâmicas foram colocadas como uma das prioridades. Um fato interessante é que muitos dos jovens designers envolvidos no projeto conhecem intimamente o antigo Fusca: o carro original, refrigerado a ar, também é cultuado pela nova geração de profissionais da indústria automotiva. Foi assim que o projeto chegou a uma definição – um carro para os dias de hoje e, ao mesmo tempo, um tributo ao modelo que originou todo um grupo automobilístico.
"O Beetle agora se caracteriza por uma esportividade clara e dominante. Ele tem um perfil mais baixo e é também substancialmente mais largo, o capô é mais longo, o parabrisa é posicionado mais para trás e bem mais inclinado. Tudo isso cria uma nova dinâmica", explica Klaus Bischoff. O novo Beetle é mais ousado, dinâmico e masculino.
Os números confirmam: o carro é 84 mm mais largo, 12 mm mais baixo e 152 mm mais longo. Há um novo jogo nas dimensões. O aumento no comprimento permitiu que o teto fosse estendido, o parabrisa mais inclinado e que a parte traseira fosse mais fiel ao Beetle original. Paralelamente, a equipe aumentou as bitolas e a distância entre os eixos, dando ao carro uma aparência de mais força e tensão muscular.
Visivelmente moderno, o novo Beetle preserva todas as características do modelo original, incluindo os faróis arredondados, os paralamas salientes, o perfil dos capôs, laterais e soleiras das portas e, mais do que nunca, as rodas avantajadas (até 19 polegadas).
O interior do carro foi criado para proporcionar ao condutor uma experiência mais dinâmica, ligada à agilidade esperada de um cupê. O design é claramente orientado para o motorista, com fácil acesso a todos os comandos. Mais uma vez, a Volkswagen introduz materiais de qualidade superior aos limites da categoria. Novas opções de equipamentos de som, navegação e comunicação, evidentemente, não poderiam faltar – entre elas há um sistema criado pela Fender, lendária fabricante de guitarras e outros instrumentos musicais, com potência de 400 watts. O resultado é um carro com estilo, ergonomia, comportamento e qualidade, capaz de agradar o usuário e com uma personalidade altamente individualizada. O novo carro será oferecido internacionalmente em três versões de equipamento, "Beetle", "Design"e "Sport", cada uma com sua personalidade intrínseca. Simultaneamente, para cada mercado, em todo o mundo, poderá ter detalhes especificamente desenvolvidos.
Motores: adequação aos diversos mercados
Para atender às exigências do mercado global, o novo Beetle será oferecido com uma ampla gama de motores, a diesel e gasolina. O mercado norte-americano, por exemplo, contará com um diesel de 140 cv, novidade naquele país, e versões a gasolina com 170 cv e 200 cv. Há duas opções de câmbio, manual e automático com dupla embreagem, ambas com seis marchas. As opções para outros países vão de 105 cv a 200 cv, todas com câmbio manual ou automático DSG, com dupla embreagem. Com o motor mais potente, o Beetle atinge 225 km/h. Para aumentar a segurança em alta velocidade, a versão européia com motor de 160 cv e a global com 200 cv contam com bloqueio eletrônico do diferencial XDS. O sistema melhora a dirigibilidade nas curvas mais rápidas, tornando o comportamento do carro mais neutro usando os freios para evitar que a roda interna da curva deslize.
*Este e-mail foi enviado para alguns clientes pela Vw News, dias após o lançamento do beetle 21st.
Fonte: e-mail de divulgação Volkswagen News Brasil
Colaboração: Thercio Meanda
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