Fase 1
O empresário paulista Peterson Fuser é um grande admirador do VW Fusca e do motor VW boxer. Participou de provas de Arrancada com um belo exemplar montado para categoria STTT (hoje categoria TT), no periodo de 2003 a 2005. A bordo do Fusca STTT preto número 195, conquistou vários recordes e vitórias.
Peterson se afastou das pistas em busca de um sonho ainda maior! Construir um carro com o motor 4 cilindros boxer, que possa fazer frente aos propulsores de 6 e 8 cilindros! A categoria Extreme 10.5 caiu como uma luva para o projeto de Peterson.
Para construir esse carro Peterson fez 4 viagens para os Estados Unidos, onde pode conferir de perto o que há de melhor em VW Ar. Peterson fez visitas a Pauter Machine, VW Paradise, Ron Lummus Racing e conheceu de perto o Fusca mais rápido do mundo: O bólido, conhecido como Red Baron, pertence ao americano Eric Calabrese e percorre os 402 metros em 7s9! Com muito conhecimento acumulado, Peterson definiu como seria seu projeto.
Peterson iniciou seu novo bólido com a confecção de uma bolha de New Beetle em fibra de vidro, com a ajuda do pessoal da Cebola Customs. Com a bolha na mão, Fuser confeccionou, dentro de sua empresa, um chassi totalmente tubular, construído em aço carbono. A suspensão traseira é do tipo four-link, da americana Strange, e na dianteira, são utilizadas bandejas tubulares, também da mesma marca. Os fechamentos, em chapas de aço, mostram todo o capricho de Peterson em seu projeto.
O motor é sonho de consumo de todos os "fuscamaníacos" do mundo: trata-se de um Pauter Machine de 3500 cilindradas! O turbocompressor utilizado foi montado ao lado do piloto de forma a garantir melhor distribuição de peso, já que o New Beetle terá o gigantesco motor Pauter posicionado atrás, seguindo a ordem de montagem do irmão mais velho Fusca. Já o câmbio é um cobiçado Mendeola sequencial com 5 marchas!
Fase 2
O New Bettle de Peterson Fuser já está pronto, e dentro de alguns dias, o motor Pauter Machine finalmente ganhará vida! O carro recebeu uma bela pintura, e podemos notar todo o capricho de Peterson no interior do veículo, seja na linha de extinção de incêndio, pedaleiras, fechamentos, e muitos outros ítens!
A volta de Peterson Fuser às pistas está prevista para o segundo semestre de 2011.
Texto: Filipe Sturion
Créditos: http://www.dragsterbrasil.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário